Origem do Emaús

O que é a comunidade Emaús


A comunidade Emaús, o movimento criado pelo abade Pierre em 1953, conta com 115 comunidades em França e com mais de 400 grupos em todo o mundo, que lutam contra a pobreza em mais de 40 países, da Bolívia aos Camarões.
O aparecimento do primeiro núcleo desta comunidade, ocorreu em 1949, em Neuilly Plaisance, nos arredores de Paris, graças ao recrutamento de voluntários feito pelo próprio abade Pierre, que hoje faleceu aos 94 anos.
A história de toda a Emaús começa com o encontro entre o abade Pierre e um homicida desesperado que procura o suicídio. Abade Pierre terá conseguido convencer o indivíduo a fazer o seu caminho de salvação voluntariando-se para ajudar o movimento, depois de lhe ter contado a sua história pessoal, de renúncia ao cargo de deputado para ajudar os sem-abrigo da cidade. Começou então a aventura Emaús, que se baseia. Fundamentalmente, na recuperação de objectos usados, de mobiliário a roupa, que depois são vendidos para financiar o movimento. Só em França, a venda de roupa em segunda mão, rendeu, em 2005, 117,7 milhões de euros.
A prioridade do movimento a nível internacional vai para a ajuda aos mais marginalizados, como toxicodependentes ou idosos sem apoio familiar. A Emaús internacional, criada em 1971, coordena 446 grupos locais com intervenção na agricultura, ensino, integração de crianças de rua e de comunidades de sem-abrigo e em bairros urbanos degradados. Também tem desenvolvido trabalho entre as comunidades de imigrantes, na defesa de direitos de trabalho destes grupos e tem desenvolvido acções de sensibilização contra o tráfico de mulheres e crianças para a prostituição.