Fundadores

Henri Antoine Groués
Henri Antoine Groués, mais conhecido por Abbé Pierre, nasceu na França, em 1912, e morreu em Janeiro de 2007, aos 94 anos. Sacerdote, inicialmente franciscano, passou também pela ordem dos capuchinhos, porém destacou-se mesmo em seu trabalho de assistência durante a Segunda Guerra Mundial, quando se dedicou a salvar os perseguidos pelo nazismo. Combateu de frente a Resistência Francesa, foi preso, fugiu e refugiou-se na Argélia. Com o fim da Guerra, foi eleito deputado, mas, em 1951, abandonou a Assembléia Nacional Francesa, por não aceitar uma lei que julgava injusta. A partir daí, dedicou-se, com exclusividade, ao Movimento Emaús.
Henri Marie Le Boursicaud
Henri Marie Le Boursicaud, o Padre Henrique. Francês, da região da Bretânha no sul da França, fundou, em 1972, a comunidade de Emaús Liberté. Em 1985, visitou o Brasil e, em 1986, fundou, em São Paulo, a primeira comunidade de Emaús do Brasil, sempre questionando as instituições e dizendo que sua ligação com elas é como um fio de cabelo. É um padre operário, que, aos 75 anos, andou de Paris à Roma, à pé. Tem escrito 22 livros que falam sempre de vida. Dentro do Movimento Emaús, costuma-se dizer que Abbé Pierre é o homem da França e Henri é o homem do mundo.
José Airton Paula Barreto
José Airton de Paula Barreto, o Airton. Nasceu em Canindé, em 1951. Casado, pai de três filhos, é advogado e mora no bairro Pirambu desde 1983. Airton é uma pessoa inquieta diante das injustiças sociais e do sofrimento dos mais pobres.
Sentindo desejo de viver como as pessoas que buscavam assistência jurídica no Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da Arquidiocese de Fortaleza, onde trabalhava, comprou um barraco no Pirambu, com apoio do frei Leonardo Boff, ideólogo da Teologia da Libertação e passou a buscar ajuda para os maiores problemas da comunidade, tais como violência e falta de estrutura básica. “Eu me dei conta do desamparo daquelas pessoas. Aquilo me tocou no sentido mais profundo, como no evangelho, quando Jesus diz aos discípulos: “alguém me tocou” (Lucas 8.45-48).
Em 1992, através do Pe. Henri Le Boursicaud, Airton Barreto conheceu o Movimento Emaús e fundou a primeira casa do movimento em Fortaleza, o Movimento Emaús Amor e Justiça, ainda hoje atuando no Pirambu.
Em 2006, Airton, com outro grupo, fundou mais uma casa: o Movimento Emaús Vila Velha, onde presta serviços sociais e jurídicas á comunidade.