Manifesto Universal

Manifesto Universal do Movimento Emaús
“Servir primeiro a quem mais sofre”


INTRODUÇÃO
Nosso nome EMAÚS corresponde a uma localidade da Palestina onde alguns desesperados voltaram a encontrar a esperança. Este nome chama todos, crentes, ou não crentes, nesta comum convicção de que somente o Amor pode unir-nos e permiti-nos avançar junto.


O Movimento Emaús nasceu na França em novembro de 1949 do encontro:
• De homens conscientes de sua situação privilegiada e de suas responsabilidades sociais frente à injustiça.
• De homens que já não tinham razão para viver, havendo decidido uns e outros unir suas vontades e esforços para ajudar-se mutuamente e socorrer aos que mais sofrem, na certeza de que salvando aos outros podem salvar a si mesmo.


Com este objetivo se tem formado comunidades que trabalham para viver e dar. Alem de ter formado grupos de amigos e voluntários que lutam no plano cívico e privado.


1. NOSSA LEI é aquela da qual depende, para a humanidade inteira, toda vida digna de viver, toda paz verdadeira e a alegria de cada um e de cada sociedade:
“Servir antes que a si mesmo a quem é menos feliz”.
“Servir primeiro a quem mais sofre”.


2. NOSSA CERTEZA é que o respeito dessa lei deve animar toda busca de justiça e, por conseguinte, de paz entre os homens.


3. NOSSA META é atuar para que cada homem, cada sociedade, cada nação possa viver, afirmar e realizar no intercâmbio e o dividir, assim como em condições de igual dignidade.


4. NOSSO MÉTODO consiste em criar, manter e animar meios em que todos, sentindo-se livres e respeitados, possam satisfazer suas próprias necessidades e ajudar-se mutuamente.


5. NOSSO PRIMEIRO MEIO, em todas as partes onde seja possível, é o trabalho de recuperação que permite dar novamente valor a todas as coisas e multiplicar as possibilidades de ações de urgência em favor dos que mais sofrem.


6. Todos os outros meios que provoquem o despertar das consciências e o desafio devem também empregar-se para servir e fazer servir em primeiro lugar aos que mais sofrem, dividindo suas dificuldades e suas lutas - privadas e cívicas - até a destruição das causas de cada miséria.


7. NOSSA LIBERDADE: Emaús não está sujeito, no cumprimento de sua tarefa, a nenhum outro ideal que o expressado no presente Manifesto, nem a nenhuma outra autoridade que a constituída em seio, segundo suas próprias regras de organização. Atua em conformidade com a Declaração dos Direitos Humanos adotada pelas Nações Unidas, e as leis justas de cada sociedade, de cada nação, sem discriminações políticas, raciais, idiomáticas, religiosas ou de outra natureza. A quem deseje participar em nossa ação, não se lhe poderá exigir outra coisa que a aceitação do conteúdo do presente Manifesto.


8. NOSSOS MEMBROS: O presente Manifesto constitui o fundamento simples e preciso do Movimento Emaús. Deve ser adotado e aplicado por cada grupo que deseje se membro ativo.